Ser Pensante

Ser Pensante
"Todo homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." Voltairé

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Indiferença à diferença



Quem és tu para que me confundas a alma?
E quem sou eu
 Para que me julgue distante da paz de espírito?
Bem sei, e como sei
Que não basta só ter a barriga cheia 
 Para que a alma esteja nutrida
E que também não é possível passar pela glória sem a ruína
De toda sorte, sei que minha tristeza é menor que a de muitos
Isso há muitos consola
Mas a mim penaliza
Não se pode estar farto se outro está fraco
E não se vê força alguma
Em braços que se cruzam perante a dor de um semelhante
Diferença? Nunca existiu
Se existe, é porque nós a tecemos todos os dias
Nós a criamos indiferentes à ela
Não há sentido na dor, se ela for solitária
Só há sentido na dor, se ela corrói pelo outro
Se ela corrói pelo todo
E quando a minha dor for solitária
Quero saber que no outro ela existe
Convido-me a sofrer com ele
E nos curarmos sozinhos da diferença
Que a nossa indiferença criou
Ao ter a minha memória refrescada
Ao ver os males dos homens
Prometo não mais ver justiça
No meu tolo choro
Só posso concordar que
Tudo é vaidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário