Ser Pensante

Ser Pensante
"Todo homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." Voltairé

domingo, 17 de junho de 2012

Igreja: Organismo e não organização! Instituída e não instituição! Corpo vivo e não imobilização!!






- De que igreja o senhor é?-
 - Qual o nome de sua igreja?

    É bem provável que muitos de vocês leitores, cristãos principalmente, já tenham sido abordados, ou puderam presenciar alguém sendo indagado por tais questões,afim de que as respostas a estas tornassem evidente os principios de fé cristã ou a idéia sobre o tão usual e debatido termo "congregar" do individuo questionado.
    Eu, como muitos de vocês tem acompanhado, tenho caminhado em um constante aprendizado sobre o que de fato quer dizer o termo igreja. Este contínuo aprendizado tem sido sobremodo eficaz em muitos aspectos, dentre eles o de descobrir que tantas outras mentes tem passado pelo mesmo processo em todo mundo, contribuindo para uma prática cristã mais saudável a todos, cristãos e não-cristãos. Pessoas simples como eu e você que  sentiram-se despertadas a busca de uma forma de entendimento real, coerente e significativa do verdadeiro sentido da fé cristã: a busca incessante do amor máximo ao Criador sobre todas as coisas, e a manifestação desse amor também por meio do amor máximo aos seres criados por Ele. (Marcos 12: 28-34)
    De fato tenho aprendido que tais pessoas, levadas por um ardente desejo de crescimento e compreensão como dito anteriormente, mostraram-se "incomodadas" com alguns principios imutáveis e inquestionáveis da fé cristã que ao longo dos tempos acabaram sendo distorcidos, levando muitos a um falso entendimento do que de fato são estes principios e o que representam na prática cristã. Dentre estes principios, está o de IGREJA como veremos por conseguinte.
    
    Por senso comum, infelizmente tem-se usado a palavra 'igreja" para se fazer alusão a um edificio, uma organização religiosa mundial, dividida em regiões, distritos, campos, dioceses e etc. Estas definições confusas de igreja muitas vezes tem impedido que o significado original desta palavra aplicada ao Novo Testamento, chegue até a maioria das pessoas apresentadas a fé cristã.
    Partiremos então do seguinte principio: entender o real significado  de "igreja" na etimologia da palavra (sua origem) e pela Biblia, que é a base de toda fé cristã. Vejamos: Igreja não é um edificio construído por homens com blocos, areia, cimento, pedras e etc. É um 'edificio" construído por Deus com "pedras vivas".
   Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. ( I Pedro 2:5)
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
(Efésios 2: 19-22)


     A palavra "igreja" tem origem da palavra grega "ekklesia", e a tradução desta siginifica de forma literal "chamado para fora". Ora, se isto  de fato  é verdade, se de fato a palavra "igreja" tem por significado 'chamado para fora". "para sair", logo não existe sentido que esta palavra seja aplicada a algo imóvel, concreto como um edificio ou uma organização. Logo, podemos entender que o sentido de igreja não pode estar ligado a templos feitos por mãos humanas (edificios e instituições), mais a um organismo vivo, complexo por seres vivos, que tem por necessidade fazer jus ao significado literal da palavra igreja e a sua etimologia.
    Observamos que ao invés de falar de uma organização a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto por membros vivos. Vejamos:
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. (Romanos 12: 4-5)
    O fato é que eu, consciente do que é a fé cristã e do que de fato significa igreja, posso responder sem muitas dificudades as questões colocadas no inicio do texto. Estou ciente de que sou um dos organismos vivos, que junto com outros como eu formam esse emaranhado de diversos organismos,formando o conjunto  denominado como "Corpo de Cristo". De fato não posso ir á igreja, pois sou igreja juntamente com tantos outros. Busco fazer jus ao significado literal da palavra e "saio para fora".

    Quanto a indagação:
- Qual igreja é a sua? (he he )
Primeiramente acredito não ser dono de uma igreja. Para ser dono da Igreja, é preciso ter alguns requisitos básicos como ser O Filho Unigênito do Pai, morrer em uma cruz pelos pecados de todos os homens, ressucitar ao terceiro dia, e eu um simples ser humano, não apresento os requisitos básicos exigidos.

    Por fim, se acaso você se deparar com um dos 'indagadores do cotidiano" e ser questionado por ter se desligado de determinada instituição, com a tão usual pergunta:
-Você saiu da igreja?
E com a seguinte afirmação que geralmente é colocada logo em seguida:
- Volte para a igreja!!!!
- frente ao que foi apresentado de evidências de um entendimento firmado na Palavra de Deus, de alguém que sabe o que é o significado real de igreja. Deixe bem claro que se desligar de qualquer centro organizacional não implica em se desligar do Corpo de Cristo e finalize com o seguinte argumento:
        - Não se pode retornar para algo do qual nunca foi deixado!
                                                                                  
Paz e Sabedoria
Denis Portela (vulgo Ser Pensante)!! 

Um comentário: