Ser Pensante

Ser Pensante
"Todo homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." Voltairé

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O dia em que o carteiro chorou



    Era mais um dia como tantos outros. Acordar cedo, pegar o busão lotado, seguir a rotina e voltar cansado. Mais do mesmo. Mas como disse anteriormente, apenas era. A noite anterior já dizia que o dia seguinte seria diferente. Foi nesta noite que o decidi baixar o cd ao vivo dos pais do rap nacional Racionais MC's, gravado na Zona Leste de Sampa. E, essa noite, merecia uma data para comemoração de aniversário, pois nela nasceu um novo homem para o mundo, que teria mais armas ideológicas e espirituais para lutar por um mundo novo para os homens.


  Racionais MC's não era novo pra mim. Lembro-me muito bem que na sexta série, lá pros meus 11, 12 anos, a professora Arlete de Português  havia levado a letra de "Diário de um Detento" para discutirmos em sala (essa professora não faz ideia do que ela criou a partir desta iniciativa). Além desta experiência extremamente significativa no âmbito escolar, existem ainda as inúmeras ocasiões em que me deparava com alguém, dentro dos meus círculos sociais da adolescência, ouvindo o sagrado som do grupo, fosse na fogueria acessa de madrugada na rua em frente a casa que meus pais moram ainda hoje, fosse no celular de alguém na volta da escola para a casa, fosse no toca fitas/cd do carro de outra pessoa da área, fato é que eles sempre estiveram comigo. Anos depois, crescido, com 24 anos de idade, recém formado no curso de História, me preparando para deixar os Correios e começar a lecionar, passei a dar mais atenção ao som do grupo e seu potencial revolucionário. Decidi que era preciso especializar-me no som dos caras. Pensei: nada melhor que baixar os discos e ir ouvindo no caminho pro trampo. E, de fato, não havia nada melhor.

  Sete e meia da matina do dia seguinte e lá estou eu, subindo pela porta de trás com a gentileza dos motoristas de sempre no segundo buso que eu pegava no dia para chegar até o Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios. Assim que subi no ônibus, em pé, lá nu fundo, com o meu jaco de carteiro e a touca para cobrir as pequenas orelhas no dia frio, cobri os ouvidos com um manto: o som dos Racionais MC's. Começa aí a história. 


   O som começou a rolar e a gritaria total, monstruosa. Eram os caras entrando no palco. Dava até pra imaginar a cena, mas me preocupei mais em fechar os olhos e sentir a energia. Logo, vieram as ideias:


- Caraca, isso é o povo! A força do povo! A voz de um povo unificado, em gritos, dores e satisfação! Isso é Louco demais truta!





   Daí pra frente foi curtir a letra. A música era "Fórmula Mágica da Paz".

   Coincidentemente ou não, pouco tento antes, eu havia conhecido o fantástico russo Liev Tolstói, que foi um homem absolutamente digno de honra. Pacifista, seguidor do Cristo, homem que influenciou Gandhi em suas lutas e que decidiu abrir mão de toda a riqueza que tinha para estar entre os camponeses (classe absurdamente pobre e miserável da Rússia de seus dias). Naqueles dias eu estava a ler o tratado pacifista de Tolstoi intitulado "O Reino de Deus está em vós", um dos livros que mais tocou o meu ser. Nesta obra Tolstoi defende muitas ideias, dentre elas, a de uma nova sociedade, que respeitasse mais a natureza e estivesse mais próximo dela. Ele não só pregou isto como agiu desta forma. O livro e a música se misturaram, e a minha mente e alma se dissolveram quando ao final da canção, sobre o silêncio brusco do público em meios aos gritos anteriores, surge a voz de Brown e a profecia: 




"Zona Leste, não se aproxime desse cotidiano de violência porque essa vida não foi feita pra você rapaz. Você foi feito pra correr nos campos, andar entre crianças,cachorros, velhos,flores, natureza, rios, água limpa pra beber rapaz. Essa foi a vida que Deus fez pra você. Mas o ser humano é ambicioso, eles estragou tudo.


Vamo que vamo! Esse é o caos, esse é o mundo que você convive hoje, certo? Século XXI, com a geração do Século XXI, e o que você vai fazer pra mudar, cruzar os braços e reclamar, ou você vai ser a revolução em pessoa? Acredito em você Zona Leste, acredito em você periferia! 



Procure a sua, eu vou atrás da minha Fórmula Mágica da paz!" *

   Naquele momento, olhando todo o mundo ao meu redor, as pessoas que cresceram no mesmo bairro que eu, o ônibus lotado, todas as nossas dificuldades, o que eram os bairros em que eu havia trabalhado (praticamente todos os periféricos da Zona Norte de São Paulo), não me restou nada além das lágrimas e de uma força arrebatadora que vinha sobre mim naquele momento.



   Teria eu ali alcançado o Nirvana? Sentido a presença do Espírito Santo? Recebido alguma entidade? Bom, não tenho as respostas. O fato é que tudo a minha volta era nada e esse nada tudo ao mesmo tempo. 

  Apenas lágrimas sobre a fala de Brown, os escritos de Liev e a realidade do povo a nossa volta.



   O restante do dia que seria exatamente igual, foi diferente, e os dias diferentes se multiplicaram a partir deste. 








*Discurso que desde então passei a usar em todas  escolas em que lecionei, substituindo "Zona Leste" por "Zona Norte". Muitos sentemo peso da fala como eu senti, e que assim seja por todo o sempre. Que Deus abençoe o Brown.

Um comentário: