Ser Pensante

Ser Pensante
"Todo homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." Voltairé

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Onde tudo pode acontecer...

   

     Alô!
     
     Alô, Alô!

     Não me chamo Lucas Silva e Silva, mas chamo do planeta Terra também. Não tive a sorte de nascer em uma família de classe média alta, com uma grande casa, um quarto só para mim, brinquedos sofisticados, um quintal com um grande gramado para minha diversão, tios e amigos que me cercassem com presentes caros. Sou apenas um rapaz, latino americano, vivendo no interior dos interiores, na periferia da periferia chamada América Latina. Ter uma bola com a câmara exposta já é lucro pra mim. Ter uma bike da Calói anos 80, luxo. Meu maior brinquedo se chama sol, mas por aqui, ele tá mais de 40 graus. Por ironia, só posso brincar quando meu maior brinquedo é retirado.

    Apesar de falar do planeta Terra, me sinto no mundo da Lua. Aqui as pessoas estão longe, lentas, não falam muito, pensam pouco, parecem sentir a gravidade. A gravidade da situação nos faz levitar e evitar o outro. Falando em evitar, tem um tal de celular que serve pra se comunicar com os outros, mas por aqui as pessoas usam este brinquedo para se evitarem. As mãos e os olhares fixos a este aparelho são a fuga quando se quer fugir de uma conversa com alguém. Claro, conversas geram perguntas, que geram respostas, que geram discórdias, que geram ódio, que geram guerras. Aqui, no planeta Terra/mundo da lua tudo é dor, gerada pelo desejo que não nasce do amor, mas da inveja. 

  Quem tem um quintal, inveja quem tem um quintal com gramado. Quem tem um quintal com gramado, inveja quem tem um quintal com piscina. Quem tem um quintal com piscina, inveja quem tem um quintal com piscina e mora de frente pro mar. Quem mora de frente pro mar, inveja quem mora na favela mas sabe nadar. Quem sabe nadar e mora na periferia como eu, geralmente sonha em entrar neste circulo vicioso. Quem entra nesse círculo vicioso morre infeliz e ocioso. Quem tem a noção de tudo isto, como eu tenho, de que vive na Terra e no mundo da Lua, busca um céu, um paraíso, que nunca chega, mas que a esperança insiste em bater a porta. Quem abre a porta para ela, sabe que vivendo assim, com a porta aberta para a espera, é preciso insistir, porque vive em um lugar...

Onde tudo pode acontecer.

Denis Portela
20/01/2014
Boquim, Sergipe, Brasil.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto... Esse é o nosso lugar "onde tudo pode acontecer". Seu texto inteligente e que nos faz pensar sobre algumas coisas, lero lero da sociedade moderna. Lendo seu texto, me lembrei de uma musica SERÁ QUE SOU EU? Do Paulinho Moska. Ela me incomodou e me fez escrever algumas reflexões. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pronto! Provei que não sou um robô, mas que estou antenada!

    ResponderExcluir