Ser Pensante

Ser Pensante
"Todo homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." Voltairé

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lamentações de um Jeremias do século XXI - Os segundos sintomas e intenções



    O pecado de pensar já foi cometido, e juntamente com ele, as consequências do mesmo. As primeiras inquietações não foram suficientes. Vieram as segundas, as terceiras, e com elas, o gosto pela coisa. Toda a história começa com uma pré-história? Eu não sei a resposta para esta pergunta, apesar de ser formado justamente em História. Bom, nada é perfeito e tudo é nada.

O gosto pela dúvida é alimentado pelas respostas. Quanto mais dúvidas, mais respostas. Mas, deve ter tido uma dúvida inicial, mas como lembrar em meio a tantas surgidas nos últimos tempos. Bom, eu não sei qual é a dúvida inicial de um ser que finalmente resolve se entender como pensante. Mas, uma coisa posso afirmar, apesar de óbvia: a primeira dúvida veio de uma grande certeza. Isso mesmo. Mas, por que referir-se a algo tão óbvio?

Sempre tentei ser próximo das pessoas. Acho que, todos que passaram pelo meu caminho, provavelmente tiveram a oportunidade, ao menos uma vez, de me ter como um cara que puxava o assunto, que tentava a aproximação. Outros tiveram meus telefonemas, algumas horas no MSN proseando, na porta de casa, em uma esquina, enfim. Minha proximidade com as pessoas não se deu só por meio das relações de amizade, também se deram por todos os trabalhos que passei até hoje. Sempre trabalhei de maneira direta com a sociedade, lidando diretamente com as pessoas e, ultimamente, ouvindo-as demasiadamente. Inicialmente, cheguei a algumas conclusões sobre os seres humanos que convivem comigo no presente século. Dentre elas, a que grande parte das pessoas que cruzaram o meu caminho tem muitas certezas. Pensando um pouco melhor, que todas elas pensam que tem grandes certezas, mas na verdade estão cheias de dúvidas. Justamente por que? Exatamente pelo fato de que certezas sem dúvidas, sem a busca pela ponderação do raciocínio só geram mais certezas duvidosas, e consequentemente, mais dúvidas escondidas.

Resolvi imitar a alguns que vieram antes de mim, convidando-os a um jantar no meu castelo, no salão de festas. Um baile sem máscaras, onde todos possam mostrar o que se esconde por trás de suas certezas duvidosas. Tomei gosto pela coisa. Parece que estou viciado. Um pecado que não é passível de arrependimento como este, não é de todo estranho que leve os homens ao vício.

2 comentários: