Ser Pensante

Ser Pensante
"Todo homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." Voltairé

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ah Paulinho!!!!! (Parte 1)

 



    Já se perguntaram se, existe alguma possibilidade de termos entendido tudo errado no que diz respeito aos ensinamentos de Cristo? E na possibilidade de termos entendido errado por influência de alguns homens? Tenho certeza que, se vocês vivem em constante inquietação mental (e por que não dizer espiritual?), já devem ter se indagado com as reflexões propostas anteriormente. Confesso que demorei um pouco para me questionar com relação a tais problemas. Porém, eis-me aqui, cheio de dúvidas e com a pulga atrás da orelha, após ter conhecido diversas pessoas e ter lido alguns textos que podem responder aos questionamentos propostos e compartilhados anteriormente. Para ser mais específico, minha desconfiança está diretamente relacionada ao autor que mais está presente na coleção de livros (cânon), que conhecemos por Bíblia. Trata-se do apóstolo Paulo.
     Pois bem. Pretendo iniciar minhas indagações frente os ensinamentos deste chamado apóstolo, apontando algumas possíveis falhas no mesmo, se comparado com os ensinamentos de Cristo e com a perspectiva ética por trás destes. Antes de tudo, gostaria que tivéssemos em mente que até o século IV, o cristianismo se dividia entre os que seguiam a interpretação de  Paulo frente os ensinamentos de Cristo, onde o apóstolo ainda acrescentou algumas outras coisas,  e os de alguns outros "mestres" que também tentavam interpretar a mensagem deixada por Jesus. Dentre eles, Apolo, como cita o próprio apóstolo Paulo em uma de suas cartas. Vejamos:


      "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; 1 Coríntios 3:6
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos Atos 19:1
Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo". 1 Coríntios 1:12
Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos? 1 Coríntios 3:4
Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 1 Coríntios 3:5
seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, 1 Coríntios 3:22""


   Mais adiante, as idéias de Paulo se tornaram dominantes. Provavelmente pela aceitação que teve com relação ao Império Romano e seus interesses por trás disto. Continuaremos a estudar isto mais adiante. Espero os comentários de vocês, juntamente com o aprendizado recíproco que surtirá dos mesmos.


5 comentários:

  1. Interessante... Fale mais sobre isso, fale mais... ;)

    ResponderExcluir
  2. Se eu te dissesse que nunca tive tais indagações. Acreditaria? Pois bem, quando se começa a vida conhecendo a Deus antes de qualquer escrito, antes de saber da existência de Cristo pela Bíblia.Fica mais fácil de colocá-lo em nossas vidas sem tantos conflitos. Pelas obras que ele criou, a natureza.Não sei como começou essa minha intimidade com Deus, mas sei q foi quando criança, ao crescer num paraíso. Conhecendo a Bíblia,na maioria de seus textos não reconheci o Deus que criou a natureza e seus seres encantados. Apenas nas Parábolas do Mestre consegui perceber sua presença. Tive sim muitas inquietações mentais que me levaram a concluir que, para tudo há uma resposta. É só buscar!!Todas as informações que chegam até nós, o que vivemos, não é desse ou daquele, vai fazer parte de nós. Assim, essa frase é especial: "seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, 1 Coríntios 3:22"" Manda mais ideias vamos lá pela estrada em busca de novas descobertas...ansiosa pelo capítulo II.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza "Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
    1 Coríntios 3:5", e mesmo a despeito dele ter ido ao 3o. céu ver coisas que maravilhosas ao homem (e não me lembro de outro homem ter chance igual), mas "SER", aonde que este homem, que teve um relance (rsrsrs) de comportamento nicolaita (que jogue a 1a. pedra quem não tem/teve), - pois ele quis virar professor e "fazedô" de discipulos na escola de Tirano, contra instruções do Espirito. ONDE este homem lhe causa incomodo, ou aparente contradição com os ensinos do Senhor Jesus Cristo? Seria as rebarbas dos usos e costumes usadas pelos nicolaitas? certeza....Mas ele foi didático suficiente para mostrar a diferença entre Pecado e pecados; corpo,alma e espirito; salvação do espirito,salvação da alma e salvação do corpo distintamente; a vida da igreja; o ego; dons espirituais diferença entre dorea e karismas; etc. E mesmo assim, o apóstolo João, viveu bem mais que Paulo, e quando saiu de Patmos, depois de preso por 20 anos, voltou à Igreja em Éfeso, onde escreveu o seu evangelho, ele iria relatar algum desvio daquele que trouxe o evangelho à maioria das igrejas na Asia. Ele que "mastigou" a morte do ego, nas palavras "meio-parabolentas" do Senhor Jesus, ....e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé GAL 2.20...Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.Mateus 16:25.."SALVAR A VIDA É SIM MAIS EU"...

    ResponderExcluir
  4. Acho que você está se concentrando demais nos ensinamentos de ordem moral, quando o centro tanto dos textos de Paulo como do resto do evangelho não é a moral mais a graça.
    Onde abundou o Erro superabundou a graça
    A graça é que nos leeva a observar uma moral cristã, pacficia e libertária e não o contrario
    tentar alcanssar uma moral cristã, pacifica e libertária pela moral só vaio nos dar uma vida infeliz buscando sempre alcanssar um perfeccionismo impossivel.
    Deixemos o que é cultura como cultura, Paulo era um militar carregado de cultura mundana como varios profetas da Biblia tanbem eram carregados e como os discipulos de Cristo tnbem eram.
    O Centro da mensagem está no espiiritual, tudo o que vêm de ensinamento direto de Jesus deeve ser guardado, o que vêm cultural dos homens quqe escreveram a Biblia devia ser ddescartado mais pego o essencial, a Graça, a Graça que nos salva de nossa imperfeição, nos motiva a amar o proximo, entregar nossa vida a Deus e depegarmos de nossos bem materiais
    a ordem ao contrario resulta em legalismo e moralismo
    tentemos reler os evangelhos a luz da graça deixando o que é cultura e humano simplesmente como cultura

    ResponderExcluir
  5. Penso que o Paulo, diante de tantas coisas escritas e transmitidas a nós como sendo dele, gastou boa parte de seus escritos para discutir temas morais. Dever da esposa e do marido. O que são "frutos da carne" e "do espírito". Tentando de certa forma qualificar os tipos de pecado [lá em romanos]... Acho que sim, é importante discutir o teor moral dos ensinos de Paulo, uma vez que este foi o foco de grande parte dos seus escritos e entendo que quando um cara escreve um texto desses ele também coloca ali sua visão de mundo, ainda que não explicitamente [ou seja, quando não fala sobre moral, a moral também está presente].

    ResponderExcluir